quinta-feira, 14 de junho de 2012

28ª Fispal Tecnologia abre espaço para Simpósio de Segurança Alimentar

28ª Fispal Tecnologia abre espaço para Simpósio de Segurança Alimentar
São Paulo, junho de 2012 - A 28ª Fispal Tecnologia por meio do Simpósio de Segurança Alimentar, iniciado no dia 12, deu espaço para profissionais das principais indústrias e instituições do setor apresentarem metodologias e inovações para manter sob controle as substâncias nocivas e contaminantes.

Evitar riscos à saúde e falhas nas boas práticas na cadeia produtiva são elementos essenciais para o setor de alimentos. A importância do assunto foi abordada em apresentações como o simpósio sobre a consulta pública “Limites de Corpos Estranhos em Alimentos”, ação coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Deise Pinetti Marsiglia, do Centro de Alimentos do Instituto Adolpho Lutz, liderou um grupo de trabalho que comparou a legislação atual, vigente desde 2003, com as necessidades reais de maior critério na indústria de alimentos. Segundo ela, diversos alimentos consumidos cotidianamente são obtidos por meios artesanais, sem um controle de qualidade possível em grandes indústrias com mais aparatos tecnológicos.
Institutos e agências como a Universidade de São Paulo (USP), o Ministério da Agricultura, Embrapa, bem como órgãos do setor alimentício como a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) e Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) fizeram parte da revisão da norma, que não contemplava análises de produtos a granel, ou até mesmo embalagens abertas pelos consumidores – casos em que era necessário apoiar-se em uma portaria anterior à norma, publicada em 1997.

Leia mais em: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário