terça-feira, 8 de maio de 2012

Decapagem Química: quando aplicar?

Decapagem Química: quando aplicar?

A decapagem química é utilizada nas empresas de alimentos e bebidas para obter-ser uma superfície pura. Esta, tem como objetivo à remoção de óxidos e impurezas inorgânicas, incluindo-se nestas categorias: a carepa de recozimento e de laminação, as camadas de ferrugem, a casca de fundição e as incrustações superficiais.

Metais base aplicáveis: Aço carbono, Ferro Fundido, Alumínio e Suas Ligas, Magnésio e Suas Ligas e Metais com coloração natural (Estanho e Chumbo, Zinco, Cobre e Suas Ligas).

Existe sempre uma solução mais eficiente para o tipo de oxidação de diferentes metais, que torna o processo mais econômico. Materiais metálicos são atacados por ácidos e bases fortes. Somente a camada superficial ‘não metálica’ deve ser removida, evitando o ataque do metal de base.

O ataque do metal de base é a chamada “superdecapagem”, que altera espuriamente as propriedades do metal pelo efeito da difusão do hidrogênio atômico. Os resíduos da decapagem favorecem a corrosão, portanto uma lavagem final cuidadosa é indispensável, seguida de uma neutralização alcalina fraca. Conheça detalhes deste processo.

Mais em: www.alimentosebebidas.com.br/materias/2012/018_ed02_decapagem/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário