quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pesquisa: Pesquisadores desenvolveram uma nova aguardente utilizando subprodutos das indústrias de suco de laranja e cervejeira

Tudo começou quando profissionais da indústria de suco de laranja procuraram a Universidade interessados em fazer pós-graduação. Sabendo-se que o “liquor” de laranja (líquido resultante da prensagem do bagaço da laranja) é um subproduto que não pode ser descartado no meio ambiente e é rico em açúcares, surgiu a ideia de desenvolver uma bebida destila a partir deste subproduto.

Para a fermentação do “liquor”, foram testados vários tipos de leveduras normalmente utilizadas na produção de cachaça e posteriormente a levedura de descarte da indústria cervejeira. Durante a produção da cerveja, o mesmo fermento é utilizado no máximo cinco ciclos de produção, a fim de garantir a qualidade e padronização da bebida.

Assim, fermentos totalmente viáveis (apenas 2% de células mortas) devem ser descartados, sendo, portanto necessário o seu armazenamento na indústria até que o teor de células mortas ultrapasse 80% da população total para que seja doado a produtores rurais para servirem como adubo.

A produção da aguardente de “liquor” de laranja proposta segue basicamente as mesmas etapas da produção da cachaça. Primeiramente o “liquor” é fermentado pelas leveduras de descarte da indústria cervejeira e após essa etapa, o “liquor”
fermentado é destilado em alambiques de cobre. Diferentemente da cachaça, a nova aguardente passa por uma segunda destilação visando assim melhorar a qualidade sensorial da bebida. 

Leia mais: http://www.alimentosebebidas.com.br/artigos/2013/001_ed6_aguardente/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário