quinta-feira, 21 de março de 2013

Pesquisadores da Unesp produzem aguardente do bagaço da laranja

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP) desenvolveram uma aguardente produzida a partir do bagaço da laranja. A técnica é econômica, porque é feita com os resíduos descartados da produção de suco e a um custo menor que da cachaça feita de cana-de-açúcar. Os pesquisadores já entraram com pedido de patente da nova bebida, mas ainda não há previsão para a comercialização.

(Correção: Ao ser publicada, essa reportagem errou ao definir a bebida desenvolvida pela Unesp como cachaça, que é a bebida feita a partir da cana-de-açúcar. O termo correto é aguardente. O texto foi alterado às 16h03 do dia 20/3/2013).

Os testes da aguardente foram feitos nos alambiques da universidade. Ela é produzida a partir do líquor, o líquido extraído do bagaço da laranja. Após ser fermentado e destilado, o líquido se transforma em bebida alcoólica. As primeiras
amostras não deram certo, mas os pesquisadores descobriram que a bebida envelhecida em tonéis de madeira, como o uísque, se torna um produto de qualidade.

Leia mais: http://www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2013/134/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário