quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Tetra Pak lança solução inovadora para produtos com prazo de validade prolongada

A Tetra Pak®, líder mundial em soluções de processamento e envase de alimentos, anuncia hoje o lançamento do Tetra Alsafe® ESL, um tanque automatizado com controle constante de temperatura que preserva a qualidade do produto entre o processamento e o envase. Esta inovação completa a oferta de produtos da empresa para prolongar o prazo de validade dos produtos, com controle de qualidade em toda a linha.

Distribuídos sob refrigeração e com validade de até 30 dias, os produtos com prazo de validade prolongada (ESL) estão ganhando popularidade entre consumidores e varejistas pois aliam o sabor ao valor nutricional. Os produtos com prazo de validade prolongada (ESL) também são reconhecidos pela indústria e distribuidores pela maior conveniência do longo prazo de validade quando comparados com produtos tradicionais pasteurizados. 


leia mais: 

Food ingredients South America 2014 reúne marcas líderes da indústria e especialistas no principal evento do setor de ingredientes alimentícios no Brasil e América Latina

De 5 a 7 de agosto o Expo Center Norte tornou-se o principal ponto de encontro do setor de ingredientes alimentícios na América Latina, quando recebeu a 18ª Food ingredients South America 2014 (FiSA), evento do portfólio da UBM Brazil. A feira reuniu 700 marcas expositoras nacionais e internacionais, contabilizando mais de 13 mil visitantes qualificados. “Recebemos importantes fabricantes, distribuidores e empresas do setor, que apresentaram inovações em matérias-primas e tecnologias para a indústria de alimentos e bebidas”, diz Fernando Alonso, gerente do evento.

“Este ano a FiSA veio com força total na parte de nutrição. Para a DSM, a participação é importante, pois passamos por várias mudanças e aproveitamos o evento para expor novas propostas, como novas tecnologias e serviços”, explica Fabiana Assis, vice-presidente para Nutrição Humana na América Latina. 


leia mais: 

Tecnologia inovadora para medição de nível de óleo de palma

Em uma grande fábrica de margarina localizada em Fortaleza – Ceará existe uma etapa muito importante do processo de fabricação do produto final, que é a medição de nível de óleo de palma. Esta medição foi considerada crítica devido ao tanque possuir agitadores, pouco espaço no topo e conter vácuo restringindo o uso dos conhecidos medidores de nível como radar e ultrasônico.
A preferência era que a medição do nível fosse feita com transmissores de pressão diferencial com capilares pois além de ser uma tecnologia muito utilizada para medição de nível, também já estavam disponíveis os flanges no topo e no fundo do tanque.


leia mais: 

WACKER anuncia distribuidor local de produtos alimentícios no Brasil

A WACKER, empresa química com sede em Munique, Alemanha, está ampliando sua rede de distribuição de produtos alimentícios na América do Sul. A partir de 1 de Agosto de 2014, a Vogler Ingredients Ltda., empresa brasileira de fornecimento de aditivos alimentares, assumirá a distribuição dos produtos de ciclodextrina e cisteína da WACKER para a indústria de alimentos no Brasil. Nos últimos anos, a demanda por ingredientes para produtos alimentícios saudáveis e funcionais apresentou forte crescimento no Brasil. A cooperação com a Vogler Ingredients ampliará o acesso da WACKER ao mercado e alavancará sinergias inter-regionais.

Como parte da estratégia da WACKER de atender a crescente demanda na América do Sul, a empresa confiará à Vogler Ingredients a distribuição de ciclodextrinas e de cistina e cisteína de fonte vegetal no Brasil. Estes produtos têm aplicação primária em alimentos e bebidas. "Vemos uma demanda crescente por ingredientes para alimentos funcionais na América do Sul. 

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ITAL: Seminário Reologia em Alimentos 9 de outubro de 2014


www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2014/491/index.htm

Fabricante alemão apresenta processadores de sua linha gourmet

A Speidel, empresa alemã especializada em produtos para a indústria de bebidas, está lançando no Brasil os processadores de sua linha gourmet. Licenciada Kranz Technology, de Treze Tílias (SC), a empresa produz equipamentos caseiros. “Já iniciamos a importação dos produtos e também preparamos um serviço de pós venda voltado ao treinamento e ao fornecimento de receitas e formas de produção”, destaca o presidente do Grupo Kranz, Walter Melik Kranz. 

leia mais:

Alvean - nasce uma nova empresa no mercado de açúcar, formada por Cargill e Copersucar

A Cargill e a Copersucar concluíram com sucesso todas as autorizações regulatórias exigidas para formar a Alvean, nova joint venture de comercialização de açúcar, com 50% de participação de cada empresa sócia. Alvean irá operar como uma entidade independente e começará a integrar as atividades globais de originação, comercialização e negociação de açúcar bruto e branco.

Conforme anunciado em março de 2014, a Alvean reunirá duas das operações de comércio de açúcar mais importantes e respeitadas do mundo. “Nossos clientes se beneficiarão das forças complementares da Copersucar e Cargill”, afirmou Ivo Sarjanovic, novo CEO da Alvean. “Teremos uma sólida cadeia de suprimentos global combinada, uma presença mundial e excelente gestão de logística”.


leia mais: 

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ITAL realiza Simpósio sobre Requeijão e outros Queijos Processados

Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat), unidade pertencente ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), realiza Simpósio sobre Requeijão Cremoso e Outros Queijos Fundidos: Tecnologia de Fabricação, Controle do Processo e Aspectos de Mercado, no dia 28 de agosto, na cidade de Campinas.

Os temas propostos pelas coordenadoras Ariene G. F. Van Dender e Patrícia B. Zacarchenco incluem as tendências do mercado de queijos no Brasil; alternativas tecnológicas de fabricação de requeijão; requeijão culinário: aspectos tecnológicos e regulatórios; embalagem para requeijão e outros queijos fundidos e importância dos sais fundentes na conservação de queijos.


leia mais: 

Especialistas alemães em Tecnologia da Alimentação falam na International FoodTec Brasil

Representantes alemães da Koelnmesse estiveram hoje na abertura da International FoodTec Brasil para falar à imprensa e a entidades e profissionais da tecnologia da alimentação.
Em palestra, Dietmar Eiden, vice-presidente da Koelnmesse, destacou a primeira edição no Brasil lnternational FoodTec de 2014, como um importante braço da tradicional feira Anuga FoodTec que acontece a cada três anos, desde 1996 em Colônia, na Alemanha.


leia mais: 

Palestra e Prática: Produção de Cervejas

Com o intuito de transmitir informações teóricas e práticas sobre produção de cervejas, a Casa do Produtor Rural, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), promoverá, em 30 de agosto, o evento “Palestra e Prática: Produção de Cervejas”. As atividades podem ser aplicadas por técnicos e produtores para a obtenção de cervejas diferenciadas e com qualidade.

A produção de cerveja artesanal tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Com a diversidade de ingredientes possíveis e propriedades sensoriais diversificadas, atende um público consumidor cada vez maior.


leia mais: 

Tate & Lyle apresenta ingredientes e aplicações inovadoras durante a FISA 2014

A Tate & Lyle, provedora líder global de ingredientes e soluções para o mercado alimentício, participa daFood Ingredient South América – FISA 2014, de 5 a 7 de Agosto no Expo Center Norte, em São Paulo. A equipe da Tate & Lyle apresentarásuas últimas novidades em ingredientes saudáveis esaborosas aplicações culinárias, com protótipos exclusivos feitos com ingredientes funcionais que enriquecem os alimentos, reduzem o sódio, o açúcar e as calorias.

leia mais: 

Fi South America: Luminus Life, Pipoca Gourmet Pipó e Precisa Bake GF são os produtos vencedores do FiExcellenceAwards 2014

Na noite do dia 5 de agosto, os vencedores do FiExcellenceAwards – o Oscar da indústria alimentícia – foram anunciados em jantar durante a Food ingredients South America. Na categoria Produto Alimentício Funcional Mais Inovador, a bebida a base de frutas de baixa caloria "Luminus Life", da W Pesquisa, Tecnologia e Indústria de Alimentos, foi a grande vencedora. "Pretendemos com o lançamento deste produto, enriquecido com ômega3, cálcio, ácido fólico, vitamina D e fibras, complementar a alimentação dos brasileiros", afirmou Daniel Feferbaum, diretor da empresa.
 
Em Produto Alimentício Mais Inovador, foi laureada a "Pipoca Gourmet", da Pipó. Para Adriana Lotaif, sócia-fundadora da companhia, estar entre os cinco finalistas já foi muito positivo, mas não esperávamos conquistar o primeiro lugar. "Foi uma surpresa, pois temos concorrentes fortes", comemora a executiva.