quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cargill quer ir além dos óleos e atomatados

Desde março de 2011, quando concluiu a compra da divisão de atomatados da Unilever, a multinacional americana Cargill deixou de atuar no varejo só com derivados de óleo. A dona da marca Liza ampliou o mix de produtos de consumo, que saltou de 10% para 15% do faturamento total da companhia no país, chegando a R$ 2,3 bilhões em 2011, e se prepara para avançar em mais categorias.


"Tudo o que tiver sinergia com mercearia salgada nos interessa", diz o diretor da unidade de negócios varejo e food service, Rubens Pereira, mencionando a possibilidade de aquisições.

Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/440/index.htm

Mauri amplia linha de produtos Premium com mistura para Baguette Preta e Baguette Branca

de panificação e confeitaria a Mauri apresenta dois importantes lançamentos as misturas para Baguette Branca e Baguette Preta, que além de aumentar o portfólio da marca, oferece aos profissionais da panificação um produto com preparo diferenciado e que resulta em um sabor único.


A Baguette Branca proporciona maior praticidade e versatilidade e possibilita o preparo de várias receitas a partir do mesmo produto. Outro benefício dessa mistura é a padronização no modo de preparo, que resulta num pão com alta crocância e textura típica de baguette francesa. Já a Baguette Preta, soma a todas essas características, as sementes de girassol e gergelim, oferecendo um sabor todo especial ao pão finalizado.

Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/439/index.htm

Soro de leite é foco de pesquisa para alimentos funcionais

O soro de leite é uma substância rica em proteínas, mas quando lançado no meio ambiente torna-se um poluente de difícil degradação. Por falta de tecnologias adequadas, muitas agroindústrias acabam descartando o soro o que interfere negativamente no ecossistema. A Embrapa Agroindústria de Alimentos está investindo em pesquisas nessa área para obter do soro um ingrediente funcional capaz de atuar como coadjuvante em tratamentos para hipertensão e problemas cardiovasculares.


Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/materias/2012/033_ed03_soro_leite/index.htm

Vigor lança produto inédito para confeitaria

A Vigor Alimentos renova o portfólio de produtos da marca Amélia com o lançamento do “Chantilly ao Leite”, que alia duas necessidades antigas dos confeiteiros: sabor de creme de leite com ótima estabilidade. Disponível em embalagens da Tetra Pak de um kilo, o produto não necessita de refrigeração antes de aberto e é indicado para bolos e sobremesas.


Além da novidade, a Vigor Food Service também reposiciona todos os produtos da marca Amélia, que passam a espelhar nas embalagens informações com mais clareza aos consumidores. De acordo com Renata Holzer, gerente de marketing da Vigor, como se trata de uma marca tradicional, a renovação acontece sem deixar de destacar os principais valores dos produtos. “O momento especial que a Vigor atravessa vem acompanhado de um investimento maior em inovação e marketing”, afirma Renata.

Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/445/index.htm

Cini lança sua nova bebida: Cini Citrus

A centenária empresa paranaense Cini Bebidas, atenta às tendências e exigências de mercado, lança no mês de agosto sua nova bebida, o Cini Citrus. Após um ano de estudos, a Cini elaborou um produto diferenciado, que faz uma mistura perfeita entre maçã, laranja e um toque especial de limão, resultando em um sabor mais refrescante.


Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/444/index.htm

Novus: Nova versão de software e firmware para o FieldLogger

Suas principais novidades são:

- Agora a interface RS485 auxiliar (da IHM) pode ser configurada e utilizada como uma interface Modbus-RTU escrava genérica.


- Criada a funcionalidade de "Acumulação" para os canais virtuais. A "Acumulação" permite, a cada intervalo de tempo (configurável), somar o valor do canal ao montante acumulado.
- Criada a funcionalidade de "Variação" para os canais virtuais. A "Variação" permite, a cada intervalo de tempo (configurável), mostrar a diferença do valor do canal em relação ao instante passado. No caso dos canais digitais, mostra a diferença nas contagens.

Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/443/index.htm

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mr. Beer traz com exclusividade cervejas inglesas

A Mr. Beer, pioneira e maior rede de franquias de cervejas especiais do Brasil, traz com exclusividade rótulos ingleses importados pela Casa da Cerveja. São oito da Joseph Jolt, de Manchester, e sete da Bath Ales, cervejaria independente criada em 1995 entre as cidades de Bath e Bristol. “Entre nossos diferenciais, que também englobam localização e pioneirismo, estão as exclusividades na comercialização de rótulos.


Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/426/mr-beer-traz-com-exclusividade-cervejas-inglesas.htm

Halls aumenta portfólio com XS sabor melancia

Rio de Janeiro - A Halls amplia o portfólio da linha XS com o sabor melancia. O produto tem refrescância considerada moderada e gosto adocicado.



No formato da embalagem abre e fecha, a marca conta com as opções cereja, mentol e extra-forte.

Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/425/halls-aumenta-portfolio-com-xs-sabor-melancia.htm

Tetra Pak relança campanha de doação de leite

A partir deste mês, a Tetra Pak relança o projeto “Doe Leite”, que tem o objetivo de promover a doação gratuita de leite longa vida, por meio da participação dos internautas. O volume arrecadado é entregue a instituições sociais, previamente selecionadas, que atendem pessoas carentes.



Para doar, basta acessar o blog Nutrição Prática & Saudável, apoiado pela Tetra Pak...

Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/423/tetra-pak-relanca-campanha-de-doacao-de-leite.htm

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Substitutos de gordura na indústria de alimentos

Os substitutos baseados em proteínas são produtos com aplicação limitada por não poderem ser utilizados em processos de panificação e fritura, por exemplo, devido às altas temperaturas dos processos. O aquecimento causa coagulação e desnaturação protéica resultando na perda da cremosidade e textura similar à gordura.



São geralmente derivados de proteína encontrados em ovos, leite, milho e outros. Quando a concentração é acima de 10%, as proteínas do soro do leite adquirem propriedades funcionais para serem usadas como substitutos de gordura.

Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/materias/2012/030_ed03_subistituto_gordura/index.htm

Snacks:Passo-a-passo na fabricação dos quatro tipos mais populares snacks

Os ingredientes que podem constituir o snack são citados é  apenas um exemplo, as variaçõesque podem ocorrer são diversas e dependem do fabricante. Basicamente os nack é baseado em farinha de milho, sal
e tempero. A farinha de milho normalmente é obtida sem endosperma, dura, com grãos semidentados.

Este é o tipo de milho que deve ser utilizado para produção de farinha de milho destinado ao processamento dos mais variados produtos, como pão de milho, polenta, snacks entre outros.
A farinha de milho pode ter várias granulometrias, de pó a grits, conforme a necessidade do produto que se deseja processar. Por exemplo, para a produção de snacks utiliza-se preferencialmente grits de milho, ou seja , milho moído numa granulometria maior, já para a para a polenta, prefere-se milho moído finamente.

Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/materias/2012/031_ed03_passo/index.htm

Cachaças de Salinas recebem selo de indicação geográfica pelo INPI

Após quase três anos de espera, os produtores de cachaça da cidade de Salinas em Minas Gerais, podem comemorar uma grande vitória, o recebimento do selo de Indicação Geográfica para a cachaça de Salinas em 17 de Julho de 2012. O selo é certificado pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e tem o objetivo de evitar que produtos de origem de outras regiões sejam vendidos como as originais cachaças salinenses, além de garantir a excelente procedência do produto.


Faz parte desse grupo especial a Cachaça Seleta, que há mais de 40 anos, traz para a vida do povo brasileiro um gostinho de história e regionalidade. Descoberta ao acaso por escravos que observaram que a espuma das garapas jogada nas cocheiras deixava os animais revigorados, aliados à técnica de destilação aplicada pelos senhores de engenho, essa bebida tornou-se um ícone nacional, conhecido e reconhecido mundialmente.

Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/411/index.htm

Analyser: Medidor Mod. 450M

O equipamento pH / Ions modelo 450M é um medidor microprocessado durável e resistente que torna fácil as medidas, por ser um equipamento avançado que oferece recursos tais como:



Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/410/index.htm

A mais recente solução da Refrisat

A Refrisat, empresa brasileira com mais de 35 anos de mercado, apresenta mais uma inovação em produtos especiais de controle térmico, o Kit de Revezamento Automático.“Desenvolvemos uma inovadora solução denominada como Kit de Revezamento Automático constituída por duas ou mais unidades de chiller projetadas com sistema controlado via CLP para que uma faça a reposição da outra, ou seja, qualquer falha em um dos equipamentos aciona o outro que passa a operar automaticamente”, diz Ítalo Leme, gerente de marketing da empresa.


Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/materias/2012/032_ed03_refrisat/index.htm

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ambev prevê seis linhas de produção até o final do ano

O vice-presidente financeiro e de Relações com Investidores da Ambev, Nelson Jamel, disse nesta terça-feira (31) que a companhia planeja inaugurar mais seis linhas de produção no Brasil ainda este ano. Segundo o executivo, em teleconferência, as novas linhas estarão espalhadas nos diversos estados brasileiros.


Essa expansão conta com os aportes previstos de até R$ 2,5 bilhões no País em 2012. No entanto, se houver aumento da carga tributária a partir de 1º de outubro, esse montante de investimento será revisado. Jamel, porém, não disse em quanto.

"O plano para o ano é de inaugurar, no total, oito novas linhas de produção.

Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/391/index.htm

Food Ingredients 2012 coloca em pauta setor que fatura anualmente R$ 2 bilhões

O Brasil vem chamando atenção mundial como um país emergente e muito propício para os negócios. Com a crise na Europa, todos os participantes do bloco econômico que estão em situação de desenvolvimento são alvo de empresas que acreditam que investir nos BRICS seja a solução de seus problemas financeiros.


E usualmente o canal de entrada são os eventos B2B, onde a FiSA se destaca como o principal palco da América Latina para lançamentos da indústria alimentícia.

Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/390/index.htm

Petrópolis relança marca de cerveja Lokal

A cerveja Lokal, marca do Grupo Petrópolis, foi relança neste mês de agosto. Além da nova identidade visual, assinada pela Design Luce, o produto passa a ser distribuído em toda a área de atuação da cervejaria nas embalagens de lata de 350 ml e de garrafa de 600 ml. Até então a bebida era comercializada apenas nos mercados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.



Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/396/index.htm

Cervejaria Bamberg conquista oito novos títulos na International Beer Challenge 2012

A Cervejaria Bamberg, conhecida pela variedade de cervejas artesanais de qualidade ímpar e por seus premiados rótulos, conquistou oito novos títulos para o seu portfólio, durante a International Beer Challenge 2012, tradicional competição cervejeira da Inglaterra.

Neste ano, a International Beer Challenge contou com cervejas vindas do mundo todo. Foram avaliadas cercas de 430 cervejas, provenientes de vinte e seis países.

Dentre as diversas cervejarias estrangeiras que passaram pela competição, a cervejaria de Votorantim, interior de São Paulo, ganhou destaque.

Leia mais: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/395/index.htm

França reconhece qualidade de espumantes brasileiros

Pela quinta vez no ano os espumantes brasileiros são reconhecidos pela sua qualidade no país do champagne. Desta vez foram três Medalhas de Prata e uma de Ouro, conquistadas no 12o Concurso Internacional Muscats du Monde,, realizado nos dias 5 e 6 julho em Frontignan-la-Peyrade (Languedoc Roussillon, França. Agora, já são 21 premiações provenientes da França no ano.


Leia mais em: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/394/index.htm

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Japonesa Kirin pode comprar grupo Petrópolis

A japonesa Kirin, que no Brasil é dona da cervejaria Schincariol, pode estar interessada em aumentar seu portfólio no país e, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, desta segunda-feira, o alvo agora seria o grupo Petrópolis, dono da cerveja Itaipava.



De acordo com a reportagem, a companhia japonesa andou sondando a brasileira e considera fechar negócio, disseram ao Estadão fontes próximas à Kirin.

Leia mais em: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/382/index.htm

Cargill investe em toda linha de produto de atomatados

Líder no segmento de produtos a base de tomate (molhos, polpas, extratos) e atenta às necessidades dos consumidores brasileiros, a Cargill, há pouco mais de um ano atuando neste setor, investiu nas marcas Pomarola, Elefante e Tarantella, ampliando seu portfólio e lançando novos produtos.



Em pesquisa realizada pela ACNielsen (base: ano calendário 2011), a Cargill é líder geral no segmento de produtos de tomate com 29% de participação. No setor de molhos, a empresa possui 24% de market share e em extratos, 38%.

Desde abril, os consumidores podem conferir as novidades em todo o país, e a perspectiva é que até outubro surjam mais novidades.

Leia mais em: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/380/index.htm

Tecnologias e iniciativas frente ao desafio global em alimentos são destaques da DuPont durante o IUFoST

Atenta ao debate sobre o desafio global em segurança alimentar, a DuPont será uma das empresas presentes no 16º IUFoST – Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia em Alimentos, evento que será realizado pela primeira vez no Brasil entre os próximos dias 05 e 09 de agosto, em Foz do Iguaçu, este ano sob o tema central: “Direcionando a Segurança Alimentar e Bem-estar mundial por meio da Ciência e Tecnologia em Alimentos”.

A DuPont apresentará seu posicionamento frente ao desafio mundial de alimentar uma população que não para de crescer, com destaque para o Global Food Security Index, índice inédito que encomendou ao Economist Intelligence Unit para analisar os maiores desafios e vulnerabilidades relativos à segurança, acessibilidade e qualidade alimentar em 105 países, incluindo o Brasil.

Leia mais em: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/379/index.htm

Ambev lucra com premium e Sub-Zero

As vendas em volume da Ambev aumentaram 3,9% no segundo trimestre de 2012, contribuindo para um avanço de 4,4% no acumulado do ano. O lucro líquido do período analisado foi de R$ 1,932 bilhão, acréscimo de 5,4% em relação ao valor de R$ 1,832 bilhão obtido em igual intervalo de 2011. Já a receita líquida atingiu R$ 6,825 bilhões, alta de 17,4% em comparação aos R$ 5,811 bilhões registados no mesmo período do ano passado.

Dentre as iniciativas que alicerçaram os bons resultados, a empresa destacou a adoção da garrafa retornável de 300 ml em diferentes mercados, além da performance da Antarctica Sub-Zero e da estratégia elaborada para as marcas de cerveja premium, como Budweiser e Stella Artois. Entre os refrigerantes, a empresa realçou o desempenho de Guaraná Antarctica e das embalagens multi-serve.

Leia mais em: www.alimentosebebidas.com.br/noticias/2012/386/index.htm